O termo "weblog" foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997. A abreviação "blog", por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999. Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou "blog" tanto como substantivo quanto verbo ("to blog" ou "blogar", significando "editar ou postar em um weblog"), aplicando a palavra "blogger" em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.
A história dos maiores serviços de Blog:
BLOGGER:
Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e freqüentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto era possível com qualquer navegador, e o texto imediatamente aparece no site.
O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e, em 2003, foi comprado pelo Google. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google.
Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail. No mesmo ano, o Google comprou a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.
Em agosto de 2009, em comemoração ao 10º aniversário do Blogger, foram adicionados novos recursos ao sistema, como o "Jump Break", que serve para a página inicial dos blogs exibirem apenas um trecho das postagens. Antes, para fazer isso, era necessária edição do código HTML. Em fevereiro de 2010, foram adicionados a funcionalidade Páginas estáticas e o Gadget de Páginas, semelhante ao do WordPress, facilitando a postagem para os criadores e leitores.
WORDPRESS:
O b2, precursor do WordPress, também foi escrito em PHP e com uso de MySQL por Michel Valdrighi, que agora é um desenvolvedor colaborador do WordPress. Apesar de ser o sucessor oficial desse sistema, outro projeto, b2evolution, está também em desenvolvimento ativo.
Criado em 2003, o WordPress era um esforço conjunto entre Matt Mullenweg e Mike Little para criar um fork do b2.
Em 2004 os termos de licença do seu concorrente Movable Type foram trocados por seus desenvolvedores, e grande parte de seus usuários migraram para o WordPress - causando um crescimento contínuo em sua popularidade
O grupo
Sobre o trabalho
Este blog é o resultado final de um trabalho feito na turma de Web Design da Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum! Belo Horizonte, o trabalho fala sobre redes sociais e o grupo (Gustavo Teodoro, Lorena Amorim e Raquel Melo) ficou responsável de pesquisar sobre BLOG.
0 comentários:
Postar um comentário